Preço de PPRA, LTCAT, Laudo de Insalubridade e Periculosidade em SP 

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preco de laudo de insalubridade

Preço do Laudo de Insalubridade em SP

Precisando comprar Laudo de Insalubridade em São Paulo?  Solicite um orçamento, nossos laudos são elaborados por profissionais qualificados e experientes. Ligue (11) 2364-7900.

A exigência do Laudo de Insalubridade está prevista na Portaria 3214/78, NR.15, e tem por finalidade a averiguação e caracterização das operações insalubres na empresa.

Através das análises qualitativas e quantitativas, seguido do laudo, haverá a afirmação de trabalho sob exposição de agente nocivo acima ou abaixo (a depender do agente) do limite de tolerância, caracterizando, portanto, a insalubridade.

O exercício do trabalho em condições insalubres, assegura ao trabalhador o adicional sobre o salário mínimo da região, equivalente a 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para grau médio e 10% para grau mínimo. O laudo poderá concluir a presença de insalubridade ou afastá-la, e mais do que isso, poderá também apresentar saídas para mudanças de processos internos da empresa ou melhorias que excluam a exposição dos agentes nocivos aos funcionários do empreendimento, o que, além de diminuir os riscos de doenças do trabalho, e também podem diminuir significativamente os custos com pagamento de insalubridade.

Caso sua necessidade neste momento seja fazer uma cotação e obter uma proposta para comprar o laudo de insalubridade em SP, e assim atender a Legislação Trabalhista, elaboramos este laudo demais documentos referentes a Segurança do Trabalho e Previdenciários relacionados a aposentadoria especial, contamos com estrutura para atender todos os seguimentos do mercado.

Executamos o serviço de elaboração de Laudo de Insalubridade em toda grande SP, inclusive Zona Sul, Santo Amaro e região.  Caso você já tenha uma empresa que faz laudo de insalubridade em SP, teremos a honra de ser uma segunda opção, temos certeza que efetivando o trabalho conosco, você se surpreenderá com nossos preços, qualidade e pontualidade de nossos serviços.

Não fique sem atender a Legislação, não seja multado, entre em contato e solicite seu orçamento para elaboração do seu Laudo de Insalubridade em SP.

 

Composição de Preço do Laudo Insalubridade

 

Gostaria de saber o valor / preço do Laudo de Insalubridade?

A elaboração de um orçamento de Laudo de Insalubridade varia de acordo com o número de colaboradores x grau de risco da empresa x avalições quantitativas, também deve ser considerado o deslocamento dos profissionais de campo até empresa, por exemplo o valor do Laudo de Insalubridade na capital em SP é diferente para empresas localizadas no interior de São Paulo.

A Integração Segurança & Meio Ambiente elabora as propostas comerciais com o melhor custo benefício, sendo uma das premissas o preço justo para nossos clientes.

Gostaria de uma consultoria de Segurança do Trabalho ou uma proposta para contratação de Laudo de InsalubridadeEntre em contato conosco.

Tabela de Preços do Laudo
de Insalubridade em SP

Número de Funcionários

Preço 

01   a   9

500,00

10   a   19

600,00

 20   a   29

700,00

30   a   39

800,00

40   a   49

850,00

50   a   59

900,00

60   a   69

1000,00

70   a   79

1100,00

80   a   89

1300,00

90   a   100

  1500,00

Nesta tabela de preços está incluso: Documento digitalizado e físico, impressão, encadernação em espiral e a entrega na grande São Paulo.

Análise quantitativa do agente físico ruído (até dez avaliações), e qualitativa dos agentes químicos e biológicos. Caso seja necessário de avaliação quantitativa de produtos químicos será cobrado fora da tabela conforme o preço do laboratório com aprovação do cliente.

Nota: Acima de 100 funcionários - Orçamento sob consulta, entre em contato.

 

Artigo explicativo sobre laudo de insalubridade

Explicaremos neste Artigo o que são consideradas atividades insalubres, como é realizado o pagamento do adicional, quais casos o trabalhador tem esse direito, e quais são os profissionais habilitados que podem elaborar e assinar este documento.

 

O que é Laudo de Insalubridade?
É o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou locais de trabalho estão expostos a agentes nocivos capaz de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho.

Serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.

É um documento importante tanto para assegurar o pagamento do adicional aos trabalhadores que a ele fazem jus quanto evitar um pagamento indevido do benefício. E principalmente por possibilitar as empresas a realização de planos de ação preventivos ou corretivos, minimizando possíveis passivos trabalhistas.

 

O que é insalubridade?
Segundo a CLT, é considerada atividade insalubre aquela em que o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

O que são atividades insalubres?
Atividades insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde específicos ou a outros agentes acima dos limites de tolerância para eles fixados em razão de sua natureza e intensidade, e do tempo de exposição aos seus efeitos.

A regulamentação das atividades insalubres é encontrada na Norma Regulamentadora 15 (NR 15), a qual lista, por exemplo, atividades em exposição ao ruído contínuo, ao calor, à vibração, ao frio, à umidade, entre outros.

Todas essas atividades somente serão consideradas insalubres, no entanto, se cumprirem as especificações da NR 15. Assim, a caracterização da insalubridade exige que seja feito um laudo técnico por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.

 

O que é adicional de insalubridade?
O adicional de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde. A legislação trabalhista define a insalubridade em três graus.

 

Como é calculado o adicional de insalubridade?
O empregado que atua com atividade insalubre receberá, além do salário normal, um adicional correspondente à insalubridade, calculado em grau mínimo recebe 10% de adicional de insalubridade. Quem atua com grau médio, recebe o percentual de 20%. No grau máximo, o percentual é de 40%, sobre o salário mínimo da região, conforme o grau de insalubridade.

Caso um empregado esteja exposto a mais de um agente, ou seja, a mais de um Anexo da NR 15, não haverá a cumulatividade destes adicionais, prevalecerá aquele que for mais vantajoso ao trabalhador, ou seja, de grau mais alto.

 

Como é Feita a Caracterização e Classificação da Insalubridade?
De acordo com o art. 195 da CLT, a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, se farão por meio de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, com registros no Ministério do Trabalho.

Da mesma forma, a portaria 3214/78, NR 15, item 15.4.1.1 especifica que: Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitados, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade, quando impraticável sua eliminação ou neutralização.

Desta forma é do nosso entendimento que a elaboração do Laudo de Insalubridade pode ser feita tanto por Engenheiro de Segurança quanto pelo Médico do Trabalho, devidamente habilitados.

Portanto, apenas um laudo técnico a ser elaborado por estes dois profissionais será capaz de caracterizar, ou mesmo descaracterizar a insalubridade; ou seja, o pagamento do adicional ou sua dispensa serão fundamentados por meio da elaboração deste laudo.

 

Quem nunca recebeu e julga que tem o direito pode questionar na Justiça?
Sim. Nesse caso, a ação só tem efeito retroativo de cinco anos e só pode ser protocolada até dois anos depois do desligamento do empregado na empresa.

 

O laudo de Insalubridade tem validade?
Ainda que as normas não determinam uma validade para este laudo, mas sua elaboração é obrigatória para que se possa fundamentar ou descaracterizar a insalubridade.

uma nova avaliação deverá ser feita quando houver alterações no ambiente de trabalho da empresa ou quando ela iniciar o exercício de nova atividade que possa vir a expor os empregados a alguns dos agentes insalubres citados na NR 15.

 

Como ocorre a neutralização da insalubridade?
Considera-se eliminada a condição insalubre quando forem adotadas medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância ou mesmo a utilização de equipamentos de proteção individual do empregado que minimize a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

De acordo com o item 15.4.1 da NR 15, a eliminação ou neutralização da insalubridade deve ocorrer:
a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
b) com a utilização de equipamento de proteção individual.

No mesmo sentido dispõe a CLT em seu art. 191:
I – Com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
II – Com a utilização de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância.

 

Qual a diferença entre insalubridade e periculosidade?
É considerada atividade perigosa aquela em que o trabalhador não está diretamente exposto a agentes nocivos, mas corre risco de sofrer ferimentos ou de morrer. Nesse caso, o adicional é calculado sobre 30% do salário-base. Os adicionais de periculosidade e de insalubridade não são cumulativos: ou o trabalhador recebe um ou recebe outro.

 

Qual a Diferença do Laudo de Insalubridade e do LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho?
É frequente a confusão entre estes documentos, porém os critérios de elaboração e a estrutura dos documentos são diferentes.

O Laudo de Insalubridade é exigido pelo Ministério do Trabalho para determinar se há direito ao pagamento de adicional de insalubridade.  Já o LTCAT é um Laudo Técnico criado pelo INSS para determinar se alguma atividade na empresa faz jus a aposentadoria especial, sendo esta informação a utilizada no PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

  

 

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